O Trânsito nosso de cada dia!!!!
04:32
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Soluções? Bem, dentre as várias que já foram discutidas, veio à baila novamente a cobrança de pedágio na área urbana, no sentido de limitar o tráfego de carros e diminuir os congestionamentos. É... Discutível essa possível solução, uma vez que ainda atrai poucos entusiastas.
Em Florianópolis, acredito que esta medida ficará apenas no papel. Explico o porquê:
— Primeiro, se indivíduo qualquer, seja ele, um político, empresário, celebridade ou sei-lá-o-quê, adotar esta ideia, será duramente criticado. Dirão que é “presepada”, não vai funcionar etc. e tal! Seria, como diz o ditado,: “dar um tiro no próprio pé” !
Aí, você pode me questionar: puxa, mas quanto pessimismo! Eu proponho, então: faça uma enquete! Em um determinado jornal da Região, de grande abrangência, diga-se de passagem, foram ouvidos especialistas e representantes de setores do turismo e da sociedade. Apenas, apenas, veja bem, UM (1) dos entrevistados acredita que a cobrança de pedágio urbano seja a melhor solução!!!
Exemplo temos! Londres cobra essa taxa desde 2003, oras!
Difícil é imaginar como seria o pedágio...Talvez uma cancela fixada nas pontes que ligam a ilha ao continente? Poderia ser. Que tal uma cobrança na entrada da Capital para todos os ônibus de turismo? Ahhh....isso não pode! Esta medida já foi considerada inconstitucional pela Justiça em 2005, lembram?
Mas acredito, humildemente, que não devemos tomar de exemplo este ou aquele país. Devemos, sim, ver o que nos afeta e extirpar o problema, ponto.
Um post diferente e que chama a atenção !!!!
18:39
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Olha, vou começar o post de hoje...depois de muito tempo, confesso, com uma DECLARAÇÃO DE AMOR !!!! Não, calma.....não estou “apaixonada” , como vcs pensam, pela pessoa em questão: a razão do meu post!!! Na verdade, estou postando para a minha LINDA prima, D. Maria Augusta !!!!!
Sabe, quando você nasceu, (14/06), eu já sabia que você seria uma ESTRELA........e ninguém, mas, ninguém vai ofuscar seu brilho !! Você faz a procura da beleza ficar mais linda no mundo da moda e, assim, faz com que o trabalho do desenhista se aproxime muito do trabalho de todo o artista que deseja fazer isso!!!
Todo, todo o costureiro precisa de elementos de inspiração para criar, para confeccionar as suas coleções.....eu já vi você narrando as suas!!!! Então, eu sei que existem alguns desenhistas que se inspiram numa determinada época histórica (daí os famosos revivals que recuperam vestes do passado adaptando-as à atualidade), numa gama de cores, em determinados tecidos... (você não precisa de NADA disso !!!)
A moda é o que HÁ....é uma arte!!! Claro, existem alguns vestidos de alta costura que não têm nada a invejar aos objetos de ourivesaria; no pólo extremo, a semelhança entre o estilo grunge e a pintura hiperealista é bastante evidente.
Você, pessoa linda, não veste camisas e, tampouco, enfeita panfletos!!! Você veste pessoas humanas com tudo o que isso implica, entende??? Por isso, a moda não é só uma realidade estética para você, mas, também implica a ética. No seu caso, em que você é uma grande desenhista (e eu sei que não é pouca coisa, é muita!!!) não pode esquecer a dignidade da pessoa ao concretizar as suas criações, não é???? Então, a roupa tem que servir para salientar essa dignidade; por isso vocês (da moda) têm de fazer como que tenha sentido as críticas que se fazem a um tipo de moda que mostra a mulher no papel de um objeto. Puxa, ultimamente eu vejo, raramente, confesso, mas as passarelas ficaram lotadas de uma moda extravagante que, apoiando-se nas transparências, decotes e linhas apertadas e hiperajustadas, elas desnudam a mulher mais do que as vestem e as tornam elegantes, e é verdade! Sabe o que eu sinto???? Eu, que NADA sei........você é a estrela!!!! Mas sinto, como disse: que são muitos os que vêem neste tipo de moda uma retrocesso na conquista da igualdade, serááá???? Olha, algumas passarelas estão convertendo, mais uma vez, a mulher em um objeto, em uma bela fêmea que se mostra para agradar... (quem mesmo??) Sei e te conheço... você está nesse mundo da “moda’ pra virar isso tudo !!!!!!
Enfim....é seu ANIVERSÁRIO.....e desejo que: você, como desenhista vista o homem e a mulher, com o mesmo bom gosto e critérios, ...faz parte, você sabe! O que não deixa de ser um paradoxo numa sociedade que se presume de igualitária. (ahahhahahaha)
Bom......resumindo....até pq já me passei, eu sei! Feliz aniversário e, saiba que: TE AMEI DESDE O DIA QUE VOCÊ FOI CONCEBIDA!!!!! Você vai ter muuuuuio sucesso, eu sei!!!!!!!!!!!!!!!!
Mil beijossss!!!!!!
Polícia para quem precisa!!!
09:35
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Hoje eu vim aqui falar de um assunto atípico e, ao mesmo tempo, corriqueiro. Vou explicar o paradoxo. Sábado passado, fui a um restaurante em Coqueiros...é...”via gastronômica” do famoso balneário de Coqueiros, na maravilhosa Ilha de Florianópolis. Pois bem, chegando lá, num belo restaurante que NÃO possui estacionamento, como todos os outros da região (que só têm nome tive de estacionar meu carro em uma rua RESIDENCIAL. Pensei, puxa...não estou interditando ninguém, a essas horas da noite...quem vai reclamar de um mísero carro num locar ermo???? Resposta: a polícia....aquela!! Estou falando de uma polícia recalcada, daquela que não suporta a alegria e tampouco ver os outros felizes. ÉÉÉ.....aquela polícia que pensa: “eu não sou feliz, casei porque QUIS e tenho filhos, mulher chata para sustentar e que, ainda por cima, não dá pra mim”......ééé.....aquele policial que queria ser carteiro, professor, chef de cozinha, tudo, menos policial.....e pensa e faz: “vou F...com a tua vida, ow...vida boa...você que está em um bar...batendo papo com amigos e rindo de um monte de merda.....sendo apenas feliz, é você mesmo quem eu odeio. E aí, quando não está frio, chovendo ou qualquer coisa que me desencoraje a sair da merda do posto policial em que ele fica, assistindo à TV e pensando por que a mulher dele é uma chata e não faz sexo, ele sai às ruas... (afinal o tempo está bom e agradável) e vai pelas ruas mais movimentadas nas quais esse policial, MALANDRO, sabe muito bem, onde estão os bons restaurantes e vai multando as pessoas que ali se encontram sorrindo com a vida..apesar de todos os problemas que elas têm (mais o dele, do imbecil, é maior, o delas é que se foda, afinal: ele é um policial) e com um bloco na mão.....se achando o TODO PODEROSO (não sei de quê) multa todos eles ....e volta com a mísera sensação de “dever cumprido”. A essas alturas da leitura você pode estar se perguntando: Havia uma placa de proibido estacionar? Sim, havia. Mas a pergunta é: Não existe bom senso? Tarde da noite...você não está atrapalhando nada e não há sequer fluxo de veículos considerável.
Meu Deus......numa boa..não dá pra entender....por que os policiais desse naipe não vão subir morro, combater o tráfico, prender bandido??? Por que quando alguém liga para o 190 dizendo “pelamordedeus”, vocês podem vir logo que têm pessoas em perigo, ou alguém vai matar alguém, ou mesmo, eu fui assaltado, a polícia demora uma ETERNIDADE para chegar e, às vezes, nem vai??? E quando o é de dia e sol está muito quente, também não rola trabalho, não! Um amigo meu, dono de um restaurante no Kobrasol que estava estava neste episódio que aconteceu, naquela noite, comentou que durante o dia ele mesmo é obrigado a “espantar” bandidos e mendigos, pois de nada adiante chamar a polícia para dar segurança aos clientes que frequentam o seu restaurante para almoçarem. Clientes esses, assim que eu e você, que está lendo este post agora, que PAGAM impostos altíssimos que resultam no salário dessa cambada que adora multar carros tarde da noite, quando não estão trancando ou interditando nada e nem ninguém. Dá pra entender?? Mas a reposta a todas essas perguntas é bem simples: É que essas pijamadas, esses bundas moles, esses cagões, sentem muito, mais muuuuuuito mais “tesão” em multar carro a altas horas da noite, onde não faz mais sentido o fazer. Simplesmente para meter a mão no bolso de quem eles JULGAM ser uns “vida fácil” que estão na noite se divertindo e eles não. E muitas das vezes, são pessoas como EU que estava num restaurante, após um dia de trabalho, comendo, bebendo e descontraindo, sim! Mas não ofendendo e muito menos metendo a mão no bolso de ninguém como esses safados fazem. Mas é compreensível, e faz-me pensar cada vez mais que são uns coitados, que não deram pra M nenhuma e foram pra PM, totalmente despreparados. E ficam nessa instituição, que é a Polícia, pensando que além de ser mais seguro é muito mais gostoso descontar suas frustrações, assim, realizando dessa forma o seu serviço. Serviço imprestável.
Por isso, como a música dos Titãs diz: “Polícia para quem precisa, polícia para quem precisa de polícia”.
E hoje, na época em que estamos, eu quero a polícia muito, mas muuuuuiitooo longe de mim!
Homenagem ao "camisa 10" do jornalismo esportivo brasileiro!!!
07:36
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Depois de um bom tempo sem escrever neste blog, resolvi falar um pouco sobre o jornalista acreano Armando Nogueira, que desencarnou nesta segunda-feira, 29, no Rio de Janeiro, depois de lutar durante três anos contra um câncer no cérebro. (como quem me conhece, sabe......depois da linguística, vem o futebol como paixão).
Então, fica difícil não escrever sobre este Xapuriense de nascimento!!
Grande homem! Deixou o Acre aos 17 anos para ir morar no Rio de Janeiro, graduou-se em Direito e passou a trabalhar como jornalista. Voltou ao Acre, muito tempo depois, em 2003, quando participou de um bate-papo com jornalistas e alunos na Escola Estadual, que inclusive leva o seu nome. Alías, justíssima homenagem ao profissional que era. Adorava todos os esportes e era uma referência no jornalismo brasileiro.
Ele era filho de cearenses que emigraram para o Acre. Aliás, nasceu na mesma cidade onde também nasceu o líder sindical Chico Mendes. Fez por merecer: entrou para a Faculdade de Direito e conseguiu um emprego de ensacador, mas pensava em ser jornalista. Sempre falo aqui que quando gostamos muito de algo, quando amamos realmente algo, o fazemos maravilhosamente bem! Foi isso que esse grande homem fez! Em 1950, foi trabalhar na seção de esportes no Diário Carioca, na posição que havia traçado para a sua vida. Trabalhar em um jornal que reunia, na época, os mais expressivos jornalistas do Rio de Janeiro. Resumindo: mostrou ao mundo a que veio! Mais uma vez, parabéns Armando Nogueira, pela brilhante passagem por aqui!
Fim de semana de gols !!!
09:42
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Neste fim de semana estava assistindo a alguns jogos do campeonato catarinense. Sim, depois da paixão pela língua, vem a paixão pelo futebol! E para a comemoração geral de várias torcidas, houve muitos gols!
E gol pra cá, gol pra lá.....surge a dúvida: Goles, gois, golos ou gols? Aproveitando a deixa, vamos lá!
O Vocábulo original, em inglês é goal. Depois de um certo tempo ele foi "aportuguesado" para gol (ou golo).
Aí vem a pergunta.....E o plural?? Goles, gois, golos ou gols?
Bem, todas essas formas, exceto a última, são coerentes com os processos de formação do plural, segundo a nossa gramática. Goles ajusta-se à norma pela qual substantivos terminados em L podem formar o plural com o acréscimo de es. Estranho? Não! veja estes exemplos: Cônsul= cônsules; mal=males; gol=goles.
Ahhhh......e gois, encaixa-se em qual regra? Bem, com certeza em nenhuma do futebol, mas na língua portuguesa..... a regra é clara: substantivos terminados em I também podem formar o plural em ois.
Mais exemplos? Vamos a eles! farol=faróis; álcool=álcoois; gol=gois.
Golos, supondo-se para o singular a forma golo, é também perfeitamente aceitável. Temos os exemplos de rolo, rolos; bolo, bolos; golo, golos.
Enfim, a única forma incoerente em relação à nossa tradição gramatical é, infelizmente, aquela que o uso consagrou: GOLS. Por incrível que pareça!! É tão absurdo dizer gols como dizer farols e álcools. Porém, este fato está tão incrustrado e arraigado em nossa querida língua portuguea, que será muito dífícil modificá-lo. Tal qual dizer: pisar na grama....ishhhh!!! Mas isso já é assunto para um próximo post!
Até lá , certo ou errado, o bom é que tivemos um bom saldo de "gols" neste lindo final de semana no estado de Santa Catarina!
No supermercado !
11:35
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
BBB
11:58
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Ah, Dani....que tem isso? Vou explicar: quando o Bial atolou o carro dele, veio um manezinho do Ribeirão, morador bem das antigas mesmo........e disse: ói ói ói ói !!! Se arrombou-se todo!!!! Ô, mo cravo, agora é chamar um guincho!
Pós carnaval !!
13:21
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
O desfile estava lindo demais, apesar de que quando se desfila, fica difícil apreciar toda a grandeza do desfile! Mas vale a pena sentir toda a emoção de pisar na avenida, a hora de vestir a fantasia e tremer com a bateria atrás, assistindo ao povo levantar saudando a escola que tanto ama! Agora é voltar ao trabalho, que realizo com muito amor, como tudo o que faço, e às atividades paralelas, que não são poucas! Tenho a certeza de que este vai ser um grande ano, com muitas realizações e alegrias, tão grandes quanto esta que a Copa Lord nos deu! Parabéns a todos os carnavalescos e, em especial, à comunidade do Morro da Caixa, pela garra, perseverança e principalmente: pela alegria de viver !!!
carnaval !!!
10:39
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
É....Hoje o tema vai ser o carnaval, para começarmos a esquentar os tamborins, enquanto fica a dica de como escrever a palavra. Carnaval ou carnaval? E agora...uso a inicial maiúscula ou a minúscula??
Pois bem, existe uma regra em nossa gramática que diz, implacavelmente: todas as festas pagãs devem iniciar com letra minúscula! E como todos sabemos, carnaval é uma festa pagã. Nossa! É mesmo? Pergunta alguém, querendo saber mais. É...faz tempo! Aproximadamente há 3.500 anos, entre os gregos. Foi uma homenagem a Dionísio (a saber: Dionísio era Baco, para os latinos) deus mitológico do vinho e da alegria delirante. Sua representação é feita por uma figura que tem a mistura do ser humano com a de um animal de chifres, com pés de bode. A festa na época era tão grande, que chegava a durar três dias, terminando com um ritual pansexualista. Agora o bicho pegou! Pansexualista?? Pois é...vamos lá, é uma doutrina que considera toda a atividade psíquica provinda do instinto sexual, manifestando-se logo que a criança nasce. Claro que no caso de Baco ou Dionísio e o carnaval, essa atividade era feita como uma espécie de vale-tudo no terreno sexual. É....já dá pra sentirmos porque rola tanta coisa no carnaval, eheh!
Sem contar que havia também as SATURNAIS na antiga Roma, que eram comemorações muito desregradas, porém , extremamente populares entre os romanos! O nome já diz tudo: saturnal, de Saturno. (hoje nome de planeta, mas que na mitologia foi um gigante que quando viu-se na pele de uma ser humano comum, começou a habitar nas terras que deram origem ao império romano, e acabou dando aos mortais toda a liberdade, total e irrestrita!)
Tá, tudo isso é legal, informativo, cultural e tudo o mais. Mas....o que rolava afinal? Pois é, acontecia que durante toda essa festança (que durava três dias) acabavam-se as diferenças, todos os indivíduos passavam a ser iguais perante uns aos outros: escravos, patrícios e plebeus!! É.....era o efeito do ópio! Nada muito diferente do que acontece hoje, não é mesmo? Bom...você vai me perguntar: mas como chegamos ao nosso carnaval? Simples: a folia foi mudando de nome com o tempo, em função, é claro, da nossa língua portuguesa...éééé...sempre ela!! A denominação carnaval originou-se do italiano = carnevale = carne-levale, que nada mais é do que uma corruptela da expressão carne levare. Levare, no caso, quer dizer: deixar de lado, deixar levar. Ou seja, dispensar a carne. O motivo disso é que após o carnaval, temos a páscoa. Aí entra o período de abstinência quaresmal (nada de carne), que começa assim que o carnaval termina.
É isso! E, para finalizar, deixo aqui neste post a intenção de convida todos a fazer um excelente carnaval, não com toda a loucura das festas dionísicas, mas com muita alegria, diversão e principalmente, lembrando que somos iguais, não apenas nesses dias de festa, não é mesmo?
Grande abraço!!
Arca de Palavras
12:41
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Dia complicado! Hoje fui dar uma palestra sobre Linguística em uma instituição de ensino na Grande Florianópolis. Sabem... Eu adoro fazer isso, até porque a Língua é minha paixão! O problema é que sempre tem um elemento que, nem tanto "apaixonado" assim pela linguística, está sempre à procura de defeitos e porquês de tantas teorias que ninguém aplica. Ai, ai...árdua tarefa! Hoje, durante essa palestra, um sujeito perguntou-me se eu acreditava mesmo que a linguística era uma ciência. Tive de dar a resposta, obviamente. Fato: A função do linguista é buscar a função empírica das teorias, certo? Então do que ele precisa? Bolas, ele tem de buscar um banco de dados para poder documentar a famosa língua falada. Começou a guerra! Disse a ele que as pessoas acham que o linguista é aquele sujeito chato e entediante, que vive aplicando regras e conceitos à lingua e todo aquele blábláblá. Mas, na verdade, fazer com que a linguística seja uma ciência, estudar a língua, seu comportamento, bem como tudo aquilo que a envolve, é um trabalha hérculeo! Tanto é, que se faz necessário recorrer às correntes filosóficas empiristas e racionalistas para podermos estabelecê-la como ciência, enfim. Bem, após todo esse discurso (que o recalcitrante acabou entendento e gostando) voltamos ao cerne da questão da palestra, a linguística aplicada e a paz reinou novamente. Mas, sabem que no fundo até que é bom ser instigada e desafiada? Provarmos algo no qual acreditamos e gostamos muito, sempre é bom. Sempre digo que quando fazemos o que gostamos de verdade, mas de verdade mesmo, sempre o fazemos muito bem e nos destacamos por isso, pois conquistamos o respeito, item fundamental em qualquer profissão e na vida que temos.
Então, é isso por hoje! Agora, depois de um dia desses de calor infernal e missão cumprida, vou tomar um bom banho, vestir a minha camisa do Figueira, porque hoje é dia de clássico e perdendo ou ganhando, sempre somos torcedores e adoramos toda a festa do jogo, não é mesmo?
Fui!!!
Floripa 40 graus!
07:52
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Dizem que existe um jeito muito bom para se iniciar uma conversa, essa maneira seria fazer uso de uma da trivialidade. É isso! Começamos um papo dizendo: Como está calor! Meu, Deus...onde vamos parar? Está demais! E coisas do gênero. Fazemos caras e bocas, agitamos os braços enquanto fazemos tais comentários, discorremos sobre nossas vidas e pronto! Rompemos a barreira da timidez inicial e nos tornamos íntimos de nosso interlocutor, para trocarmos uma infinidade de informações que fazem com que nossa caminhada aqui no Planeta seja mais produtiva. (pelos menos teoricamente!)
Então após um dia esnsolarado e quente demais, como estava neste domingo passado, no qual fui a um clube na praia com amigos para tentar refrescar-me tomando banho de piscina (afinal a água também estava morna, em virtude do calor) e a cerveja não conseguia manter-se gelada, pelo mesmo motivo. Aí, esbarramos em outro ponto: aqui na Ilha a coisa não anda nada fácil para se locomover. Sair de Coqueiros, atravessar a Av. Beira-mar, pegar fila até o norte da Ilha e chegar depois do meio-dia ao nosso destino para voltar às quatro da tarde, de modo a evitar uma outra provável fila, não é tarefa nada fácil! Enfim...depois de um dia desses escaldante, a gente chega em casa com mais calor do que se foi, liga o ar e deixa a casa refrescando, assiste a um programa na TV ou vídeo e pensa: Puxa, descansa-se mais ficando em casa! Então é isso? É para refletir. Claro que não penso assim de forma irredutível. Apenas fiquei pensando que não está fácil, a cada ano que passa, para nós nos movimentarmos no verão, principalmente, utilizando carros para veranearmos aqui, na Ilha. Por outro lado, adoro sair com meus amigos, ver gente nova, trocar ideias, rir, mergulhar, enfim... sentir a vida com tudo que ela pode nos proporcionar. Toda esta conversa até enseja um tema sobre explosão demográfica, número excessivo de carros em circulação...etc. Ahh, mas sugiro deixarmos o assunto para um próximo post. Afinal, está fazendo muito, mas muito calor nesta segunda-feira, o trânsito daqui a pouco vai ficar intransitável e eu tenho de ir trabalhar!
Abraços a todos!
Começando a postar.....
07:52
Postado por Línguas e Posts. De tudo, um pouco!!
Vamos lá.....vou começar falando sobre assuntos gerais, uma vez que a proposta do Blog é falar "de tudo um pouco" apesar de ter um fundo linguístico. O tempo anda passando depressa demais, é a sensação que a maioria das pessoas diz ter. Pesquisas dizem que a provável causa seja a rapidez como que conseguimos fazer tudo hoje dia, graças aos muitos recursos tecnológicos dos quais dispomos: Internet, wap, celular, Iphones,carros, enfim...uma série de coisas que faz com que tenhamos a sensação de que "o tempo voa" Quero pagar uma conta de luz? Acesso meu homebanking e tudo certo! Não saio de casa, quero fazer compras? Simples, acesso a homepage do meu supermercado predileto e negócio fechado, ele entregam em casa! Coisa boa, não é? Depende. Pois é...o tempo não pára, já dizia o poeta. Então é isso, adentra-se no mundo dos diários virtuais, sites de relacionamentos, twitter, é...a coisa não pára!
Percebo que apesar de a velocidade da comunicação ser alta, ela torna às vezes complexa pela forma de comunicação. Sim, a maneira como as pessoas se comunicam, gírias, abreviações, dialetos, smiles (que são símbolos e por isso têm significado), e muito mais recursos de comunicação que podem e muitas vezes até causam divergências, pois podem ser interpretados de maneiras diferentes, afinal, ninguém pensa igual!!!! Ahhhhhh...é aí que a linguística entra! Este bicho-de-sete-cabeças que muitos têm medo! Mas aos poucos, de assunto em assunto, vamos falando sobre ela e trocando ideias......deixo aqui a proposta. Bom dia a todos!!