O assunto hoje é o BBB. Isso, mesmo, o Big Brother Brasil!
Bem, isso respeitando todos os gostos, de quem se amarra nesse tipo de programa e quem odeia, que é o meu caso. Aí você deve estar se perguntando: Puxa, Dani, então o que tem a ver, falar do BBB no seu blog? Pois é...É que na verdade, eu quero chegar num assunto mais complexo que seria o português que deveria ser falado corretamente nos programas televisivos, certo? Ahhhh....agora entendi!
Então, na quinta-feira da semana passada, precisamente no dia 18/02, enquanto fazia turismo na minha sala (digo turismo, porque estava apenas de passagem!) eu recebi uma pedrada no meu ouvido! Éééééé.......uma pedrada, minha gente! O Pedro BBB Bial, representante oficial do Big Brother Brasil, afinal foi o que lhe restou, porque ele realmente ama o programa, é nítido, estava falando ininterruptamente, como de costume e aí......o escorregão na nossa querida Língua Portuguesa! Disse ele em uma pergunta que fez a um participante do programa: " Dícésar, por que você se senta-se sempre desse lado da mesa?  Aaaaaiiiiiiiii!!!
É, não é fácil...  O cara praticamente assassinou a Língua! Disse a mim mesma: Nada, Dani....tá ouvindo coisas! Resolvi perguntar a Ju, que estava assistindo ao famigerado programa e a resposta dela foi: é...ele disse mesmo. Até eu que não entendo muito da Língua Portuguesa identifiquei o erro. Batata!
Mas, deixando de lado as duras observações, vamos à explicação!
Pessoal, nós temos na Língua Portuguesa 3 casos de colocação pronominal, bem conhecidos, chamados Próclise, Ênclise e Mesóclise. Com certeza, muitos vão recordar das aulas de português e até lembrar da professora! Então, no primeiro deles, a Próclise o pronome oblíquo átono é chamado de proclítico. Ele é empregado nos seguintes casos: com o verbo precedido de conjunção subordinativa, pronome relativo, pronome interrogativo, pronome indefinido e advérbio. Pô, Dani...aí é pra matar! Eheh! Tá legal. Um exemplo: Quando me telefonarem, avise-me. Entendeu? Outro: Trata-se de um profissional que se esforça. É...por aí vai....
Bem, na sequência, temos o caso da Ênclise, na qual o pronome oblíquo átono é chamado de enclítico. E esse pronome é empregado nos casos em que a frase é é iniciada por um verbo. Não se inicia frase com pronome átono, garotada!!! Lembrou? Então, lá vai um exemplo: Encontrei-me com ele ontem. Muito bem! E com verbo no gerúndio? Ahh....simples:  Chegou alegre, trazendo-lhe flores.
Bem, o último caso, que deixei por último por ser o menos usado, até pela complexidade e dinamicidade que nossa Língua ganhou, através do tempos: a Mesóclise! Isso aí! Grego! MESO = meio. Ai ai ai......agora o bicho vai pegar!  A Mesóclise é usada quando o verbo estiver no futuro do presente (vai acontecer – amarei, amarás, …) ou no futuro do pretérito (ia acontecer mas não aconteceu – amaria, amarias, …) , já sei...um exemplo! Lá vai:  Convidar-me-ão para a festa. Outro: Convidar-me-iam para a festa.
É isso!
Então para terminar o papo de hoje, com humor, concluí que o Pedro BBB  Bial esteve aqui, em nossa Ilha da Magia, mais precisamente no paradisíaco Ribeirão da Ilha e atolou o carro!!
Ah, Dani....que tem isso? Vou explicar: quando o Bial  atolou o carro dele, veio um manezinho do Ribeirão, morador bem das antigas mesmo........e disse: ói ói ói ói !!! Se arrombou-se todo!!!! Ô, mo cravo, agora é chamar um guincho!
E o Bial aprendeu com o manezinho a "façanha" de usar os casos proclítico e enclítico ao mesmo tempo!

Fui!!